Nós que aqui estamos, por vós esperamos – Marcelo Massagão (1999)

naepve“Nós que aqui estamos, por vós esperamos”. Um título desses já instiga curiosidade. Nós quem? Espera por quem? Na realidade, trata-se de uma inscrição na entrada de um cemitério no interior de uma cidade paulista. O diretor do filme, Marcelo Massagão, genial diretor e fundador do “Festival do Minuto”, pegou a ideia de premissa para um excelente filme. Não o considero um documentário, mas sim um filme-memória, sobre os principais fatos do século XX.

Marcelo convida o leitor ao estranhamento, o tempo todo. Dizem que esse é um dos principais objetivos de um trabalho artístico. A começar pela fórmula do filme: não existe narração, nem falas. Apenas uma trilha magistral de Wim Mertens e alguns efeitos de sonoplastia. Imagens fotográficas são costuradas com vídeo, em um mosaico. A ausência do locutor convida o espectador a participar o tempo todo do filme, tirando suas próprias conclusões. O filme é um ode ao cinema, ao culto da imagem.

Os mais ranzinzas poderiam afirmar que o filme poderia parecer mais um trabalho de “power point”, em nossos tempos modernos. Mas não o é, pela extrema sensibilidade que o diretor tem na escolha de suas imagens e seus temas. Exemplificando situações com personagens anônimos, Massagão faz o contraponto o tempo todo entre fato e crítica, entre emoção e razão, passando por todas as descobertas, batalhas e acontecimentos históricos do século XX. Se vale da psicanálise e da história,traça paralelos e observa sutilezas nas mais complexas situações. Oscila entre a leveza e a densidade, o tempo todo, retornado à premissa básica do filme: o cemitério. É para lá que todas as coisas convergem.

Segue abaixo um dos trechos mais marcantes do filme, onde a Guerra é colocada em quexe. A frase de Cristian Boltanski ressalta bem a intenção:

”   Em uma guerra não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias…”

Ficha técnica

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: