5 de novembro – Dia Nacional da Cultura

Ah, o mundo cibernético e sua revolução na comunição. A um simples clique do “mouse”, acesso a centenas de informações. E o lado ruim? Assim como se disseminam as informações corretas, as erradas, também.

Ontem, via twitter, alguém postou que dia 5 de novembro seria o Dia Nacional do Cinema Brasileiro. Quem é essa pessoa eu não sei, mas é um cinéfilo inveterado, uma vez que dia 5 é o Dia Nacional da Cultura, e não do cinema. Tudo bem que das expressões culturais, o cinema é uma das mais interessantes (e da minha preferência, claro). Mas uma consulta ao site do Minc colocou as coisas nos seus devidos lugares. O Dia Nacional do Cinema é dia 19 de junho, quando ocorreu a primeira exibição no Rio de Janeiro, do invento dos irmãos Lumiére, o omniógrapho, em 1895. As primeiras imagens realizadas no Brasil foram feitas por Paschoal Segreto, que filmou cenas na baía de Guanabara.

O cinema brasileiro passou por muitas fases, desde as primeiras chanchadas da Atlântida, extinção da Embrafilme, movimento de retomada no final dos anos 90… Porém, o cinema brasileiro ainda detém uma parcela muito pequena na grande “massa” da exibição cinematográfica em nosso país. Segundo dados do Minc, os filmes brasileiros ainda respondem por apenas 10%  do mercado:

Para saber mais, consulte o excelente site do projeto Tela Brasil

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: