Dica de livro: Almanaque do Cinema – Omelete

Simplesmente apaixonante o livro “Almanaque do Cinema”, organizado pela equipe do site Omelete. Érico Borgo e Marcelo Forlani são amigos que estudaram juntos na oitava série, e encontraram-se anos depois, em um evento sobre HQs.  Surgiu a ideia de um portal sobre cultura, que foi se expandindo, e dez anos depois, o Omelete comemora seu grande sucesso. O amigo Marcelo Hessel se juntou à equipe, e é o terceiro autor da obra.

O livro se destaca pelo magnífico projeto gráfico. Segundo entrevista que Forlani deu ao UOL, os créditos são dos parceiros do laboratório secreto, que cuidaram de toda a diagramação, em especial, Marcelo Martinez. O projeto do livro durou cerca de dois anos, entre aprovação com editoras e a redação, que durou seis meses. O mais interessante do livro é que, além de resgatar historicamente a história do cinema, ele vem pontuado por curiosidades e comentários bem-humorados. A redação não é enciclopédica, como a maioria dos livros sobre cinema: é um texto leve, voltado para todos aqueles que gostam de cinema, e não necessariamente possuem uma formação acadêmica.

Os autores comentaram da dificuldade que foi escolher apenas 50 filmes para a lista, já que era impossível contemplar a todos os filmes representativos da história do cinema. A introdução do capítulo já assinala, humildemente, o objetivo dos autores: citar filmes que, de uma forma ou de outra, revolucionaram a maneira de se fazer cinema, e que é impossível contemplar a todos os gostos. Ponto pra eles.

O livro abre com uma cronologia do cinema, sempre fazendo a janela para o que acontecia no Brasil. No segundo capítulo, a lista dos 50 filmes mais importantes, seguidos dos diretores mais importantes, atores, atrizes, parcerias notáveis, filmes de animação, curiosidades sobre atores, lendas urbanas, femmes fatales, e muito mais. Recomendadíssimo!

 

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: