O lugar do cinema – Fernão Pessoa Ramos

Fichamento

“Cinema deve ser entendido como o eixo central, a medula de um conjunto de disciplinas que trabalham com o universo de imagens sonoras em movimento. Neste sentido, formas próximas como a videoarte, as artes performáticas, as instalações imagético-sonoras, e mesmos formas narrativas derivadas como novelas, minisséries ou telefilmes, ou ainda, um campo imagético de forte tradição cinematográfica como o documentário – podem e devem ser trabalhadas no curso de cinema.”

Estudos de cinema – tripé “história”, “teoria” e “análise fílmica”

História do cinema está sendo colocada em um sentido mais amplo, abrangendo a formação e desenvolvimento de diversos gêneros, movimentos, autores e cinemas nacionais. Outros subrecortes são possíveis dentro destes campos, levando-se em consideração, por exemplo, a tradição do gênero do cinema ou a especificidade do campo documentário. Estudos autorais compõe igualmente um campo fascinante, onde se distingue a figura do diretor, ao lado de autores atores, fotógrafo, roteiristas, etc. A abordagem dos aspectos sociais da atividade cinematográfica, em particular sua inserção, mais ou menos mercantil (de mercadoria) na sociedade contemporânea também estaria incluída neste campo, cuja definição mais exata seria de uma sociologia do cinema. Aspectos sincrônicos e diacrônicos relativos à distribuição e exibição cinematográfica, à forma de produção industrial ou alternativa também seriam abordados neste eixo.

Nas disciplinas relacionadas à análise fílmica seriam abordados de maneira mais detida aspectos estilísticos e discursivos, na unidade concreta do domínio cinematográfico, o filme. Este contato corpo a corpo, plano a plano com o filme é indispensável (…)

A terceira perna do tripé, a teoria do cinema, daria conta da indispensável formação teórica do aluno, mantendo um forte diálogo com a tradição do pensamento filosófico. A questão central passa a ser:  como pensar o cinema hoje?

Publicado em Estudos Socine de Cinema – ano 2003

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: